24 de agosto de 2009

Alerta sobre a necessidade de identificar os pets para adoção!

Exemplo de placa a ser usada na identificação



Meus queridos amigos de animais, protetores ou só apaixonados por eles, recebo vários casos tristes de cachorro/gato que se perderam e cujos donos estão desesperados procurando ou - pior ainda: o pet sofrendo nas ruas sem condições de alguém telefonar para sua casa avisando que ele foi achado. Aí ele vai morrer na rua ou ser levado para outro lar provisório, definitivo ou abrigo público e, pior, CCZ.

Isso é o fim do mundo. Me entristeço e me revolto com essas histórias. É tão simples resolver isso. Todo mundo tem obrigação moral de identificar seu pet, ainda mais aquele tipo de cãozinho cujo o dono permite que sai de vez em quando para dar uma volta. Um dia ele pode não voltar. E aí? o que fazer? mais um perdido....

O melhor mesmo é não deixar sair sozinho; a rua é um lugar perigoso para crianças e mais ainda para os cães.

Vamos iniciar uma grande campanha de conscientização sobre este problema.

Peço encarecida:

- Aos simpatizantes em geral: Divulguem esta idéia para todos os seus amigos e contatos que tenham ou que queiram ter animais de estimação. Usem o argumento e os termos que quiserem e cobrem dos amigos mais íntimos tomem esta medida simples, barata e tão importante.

- Às protetoras: conto com a boa vontade de todas no sentido de incluírem no Termo de Responsabilidade de Adoção um item sobre o compromisso do adotante em identificar o pet, seja com chip, coleira, o que for - mesmo aquele que fica em apartamento e que, em tese, seria o que corre o menor risco de fugir, se perder, etc.

Iniciemos pela Internet uma grande campanha de conscientização da necessidade de TODOS os Pet serem doados já com a colocação da coleira contendo uma identificação com dois números de telefone (dois sim, como garantia maior).

Já havia alertado algumas pessoas sobre isso e algumas já me responderam positivamente.

Posso contar com você, protetora? Peça para todos os seus contatos que exijam não só a castração mas também que a pessoa que venha pegar o bichinho, já venha munida da plaqueta de identificação com nome e os telefones ou, ao menos, o compromisso por escrito de fazer uma. Já estou fazendo isso com os que eu coloco para adoção.

Ajudemos na eliminação de histórias de achados e perdidos sem identificação. Sobrará mais tempo e energia dos protetores para cuidar dos casos de maus tratos e os casos dos pets que literalmente são jogados na rua por donos de má índole.

E você: já identificou o seu? Os meus não ficam nem dentro de casa sem as coleirinhas deles.

QUEM AMA, NÃO DEIXA SEU PET SE PERDER, IDENTIFICA!

Muito agradecida pela divulgação

Ivone Vandromel
ivone.vandromel@terra.com.br

1 comentários:

Lexy disse...

Bela iniciativa da campanha de identificação!!! Já encontrei cães com coleira, perdidos, porem ao procurar seus dados...o bichinho estava sem nada que o identificasse. De fato é um ato tão simples e estamos sujeitos a eventualidades.
Valeu Ivone e conte com minha divulgação!!!
Lexy