7 de agosto de 2009

Ajuda para salvar os GUAPURUVUS e PAINEIRAS da Praça da Alfândega! - com resposta PMPA



Preciso da ajuda de vocês para salvar os guapuruvús da Praça da Alfândega.

Os GUAPURUVÚS são as árvores mais altas, belas e saudáveis da Praça da Alfândega. Agora, por alguma razão imbecil e misteriosa, a prefeitura iniciou uma reforma nos "canteiros" da praça e vai retirar os guapuruvús e as paineiras. Dizem que serão "transplantados", mas isso é impossível: essas árvores têm quase 50 metros de altura, raízes profundíssimas e larguíssimas para manter as árvores em pé. As paineiras idem, são antiquíssimas! Ao "replantar" não há como preservar as raízes e manter as árvores vivas e em pé, pois são árvores com mais de 50 anos! E fazendo isso, mudam todo o ecossistema da praça SEM NECESSIDADE!

A prefeitura faz mudanças estéticas apenas na praça e não há porque gastar com isso ou mesmo para mudar o desenho dos canteiros. Bastaria arrumar o calçamento irregular e colocar a Brigada Militar lá de modo permanente (ela está lá agora por causa da exposição francesa no MARGS) para coibir o tráfico solto de crack que acontece dia e noite na praça.

Ajude a protestar, mostre sua indignação.

Vamos salvar juntos os belos e frondosos guapuruvús e as antigas e nobres paineiras!

A Praça da Alfândega precisa de sua ajuda!

Repasse e mande emails protestando para:

Secretaria Municipal do Meio Ambiente: smam@smam.prefpoa.com.br

Secretaria de Comunicação Social: ccs@gp.prefpoa.com.br

Prefeitura: 156@smgl.prefpoa.com.br

e para os jornais como ZH, Correio, e Jornal do Comércio

Marilia Levacov



"Ser ecologicamente correto não é uma questão de moda e sim o mais importante desafio da espécie humana".
National Geographic Magazine



RESPOSTA PMPA: PRECISO DE AJUDA PARA SALVAR OS GUAPURUVUS E PAINEIRAS DA PRAÇA!

De: Secretaria Municipal do Meio Ambiente
Enviada em: terça-feira, 11 de agosto de 2009 14:39
Para: Karina Salerno Goncalves
Assunto: RES: PRECISO DE AJUDA PARA SALVAR OS GUAPURUVUS E PAINEIRAS DA PRAÇA!

Para conhecimento.

Devido às fortes chuvas, foi transferido para o próximo final de semana, 15 e 16, o transplante de dez árvores na Praça da Alfândega. O trabalho será feito por técnicos da empresa EPT Engenharia e Pesquisa Tecnológicas, contratada por meio do Programa Monumenta.

De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente, Professor Garcia, serão transplantadas Palmeiras da Califórnia. Três serão levadas para a Praça Brigadeiro Sampaio e Avenida João Pessoa, e sete, remanejadas para área dentro da própria praça. Na realização dos serviços serão utilizados caminhão guincho e munck. Para viabilizar o acesso à praça, será necessária a retirada temporária de alguns equipamentos do local, como bancos e lixeiras.

O Programa Monumenta está implantado em 26 cidades históricas tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Tem por objetivo a restauração de edifícios e monumentos de valor cultural, melhoria de praças e ruas e financiamento para conservação de imóveis privados de valor cultural, além de desenvolver ações culturais de valorização e uso dos Centros Históricos e de cunho social e econômico, como a capacitação de mão-de-obra de restauro. É desenvolvido pelo Ministério da Cultura, com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Unesco. A prefeitura gerencia o projeto na Capital. No Rio Grande do Sul, apenas Porto Alegre e Pelotas participam do programa. Até o final do programa, terão sido investidos mais de R$ 24 milhões na preservação do Centro Histórico da Capital, recursos públicos e privados.

Em Porto Alegre, a área do Monumenta tem 24,5 hectares, compreendendo o Sítio Histórico Federal, que vai da Praça da Matriz até o Cais Mauá (passando pela Rua Gal. Câmara, praça da Alfândega, Avenida Sepúlveda, Pórtico e Armazéns A e B do Cais Mauá), e a área que se estende da Igreja Nossa Senhora das Dores até a Avenida Borges de Medeiros. Nesta área estão relacionados em torno de 170 imóveis públicos e privados que compõem o acervo a ser preservado.

0 comentários: